DICAS DE PREPARO PARA CADA TIPO DE PEIXE

Uma boa receita começa na escolha dos ingredientes, e pratos com peixe não são diferentes. Saber qual preparo é melhor para cada tipo de peixe faz toda a diferença. Você aproveita melhor o sabor de cada pescado e tem uma refeição deliciosa. Em geral, os peixes de água doce possuem mais gordura e têm gosto mais marcante. Já os do mar, são mais salgados, normalmente têm menos gordura e são mais leves. Então, confira algumas dicas sobre as melhores maneiras de preparar cada tipo de peixe.

 Sardinha: Começamos as nossas dicas com um peixe bem popular: a sardinha. Esse peixe é muito apreciado pelos portugueses e por aqui também faz bastante sucesso. Talvez, o mais popular dos peixes entre os brasileiros, a sardinha possui um sabor forte, que é melhor aproveitado na sua forma mais tradicional de preparo: frita. Com alto teor de gordura boa e rico em ômega-3, a sardinha também pode ser grelhada, uma opção de preparo mais saudável para ajudar na sua dieta.


Robalo: Esse peixe de carne branca e delicada é um dos mais caros no mercado. Quando cozido, ele se desfaz em lascas, portanto a melhor forma de preparo é assado no forno ou na grelha, onde ele conserva o sabor e não se despedaça com facilidade. Recomenda-se também o cozimento no vapor, preservando a textura e a umidade do robalo. Lembrando que ele cozinha muito rapidamente, portanto preste atenção no tempo para que seu peixe não passe do ponto e fique muito mole.

Salmão: Queridinho dos nutricionistas e de quem quer perder uns quilinhos, o salmão é um peixe super versátil na cozinha. Um dos mais saudáveis da nossa lista, ele também é um dos peixes mais gostosos. Grelhar o salmão lentamente é uma das melhores maneiras de acentuar o seu sabor. Ele também é um dos peixes mais indicados para ser defumado. Uma última dica é não retirar a pele do salmão, pois ela mantém a forma do peixe e ajuda a não ressecar.

Truta: Um dos peixes de água doce mais saborosos é a truta. Esse peixe muitas vezes se assemelha ao salmão pela cor rosada de sua carne. Originalmente com a carne branca, a truta passa por um processo de salmonização que lhe confere essa cor mais rosada. O sabor suave da truta fica mais acentuado se assada no forno. Você também pode rechear a truta e levá-la ao forno, que fica uma maravilha!

Badejo – O badejo é um dos peixes preferidos na hora de fazer uma bela moqueca. Por ter uma carne branca mais firme, esse peixe de mar é ideal para ser utilizado em ensopados e moquecas, pois não há a preocupação do peixe se desfazer na hora do cozimento. Esse peixe possui uma carne bastante saborosa, que absorve melhor o sabor dos temperos.


REFERENCIA:http://blog.tudogostoso.com.br/dicas-de-cozinha/dicas-de-preparo-para-cada-tipo-de-peixe/#

Comentários

Postagens mais visitadas